quinta-feira, 26 de julho de 2012

LER É COMO VIAJAR

Sobre o prazer que a leitura pode produzir

Sempre quis conhecer o mundo, viajar por países diferentes, viver em outros tempos, em outros lugares estar.
Quando criança tinha sonhos e fome de ver coisas novas, de conhecer pessoas importantes, lugares e paisagens.
Mas na verdade minha realidade era diferente e não poderia viajar pelo mundo, conhecer Roma ou Grécia, não poderia me transportar para a idade média, nem viver em um castelo. As pessoas que viviam ao meu redor eram parecidas comigo, viviam da mesma maneira, sabiam as mesmas coisas que eu, mas eu sonhava mais que todas elas.
Procurei mudar e esquecer essa minha fome pelo novo e irreal, mas a vontade era tanta que comecei a procurar nos livros que lia alimento para minha alma, procurava os lugares que gostaria de estar.
E então viajei por lugares inimagináveis e impossíveis para mim, mas não para a minha imaginação, não para o meu espírito aventureiro.
Hoje podemos ter a nossa disposição vários livros com apenas um clic, é tão fácil, tão prático e mesmo assim sinto que as pessoas têm uma preguiça interminável pelo conhecimento que um bom livro pode nos trazer.
Além dos livros contamos com os blogs, as páginas de relacionamentos, os jornais virtuais e tantas outras possibilidades para adquirir conhecimento. As letras adquirem vida quando você busca nelas algo mais que simples silabas, quando você encontra um significado, isso é saber ler, isso é o verdadeiro prazer pela leitura.
um dos últimos livro que li foi de Gabriel García Márquez “El amor en los tiempos Del cólera”, achei tão lindo e profundo, passei vários dias saboreando e viajando por aqueles tempos, vivenciando aquele amor, mas sou incontrolável às vezes e quis ver também o filme, claro que estava bem produzido, claro que contou a história como li, mas as personagens que tanto me encantou no livro, no filme não tinham o mesmo brilho, não senti o mesmo amor que senti quando lia o livro.
Aprendi uma coisa com isso, jamais voltarei a substituir uma emoção tão grande, o sabor lento das coisas, o gosto agradável que senti nos vários dias de leitura jamais eu conseguiria substituir em duas horas frente a televisão.
Claro que adoro ir ao cinema, alguns filmes são impagáveis, mas esse em especial não conseguiu me emocionar, todas as ações que visualizei na minha mente foram desmentidas, definitivamente neste caso não deveria ter visto o filme e apenas lido o livro.

Sara Mel


Nenhum comentário:

Postar um comentário