sábado, 7 de novembro de 2015

Quebra-cabeça


Dia desses conversando com uma amiga ela comentou sobre a vida ter uma semelhança incrível com o jogo infantil de quebra-cabeça.
Quando criança eu amava montá-los e quanto mais coloridos e mais peças tinham, mais eu me dedicava até ver o final do jogo. No caso do jogo infantil o ápice é a última peça encaixar exatamente naquele orifício e enfim ver a imagem pronta.
E no caso do quebra-cabeça que é nossa vida?
Perguntei à minha amiga se ela já estava pronta para colocar a última peça do seu jogo e ela prontamente respondeu que não. E devo confessar que eu também nem quero e nem estou pronta para colocar a última peça desse jogo fascinante que é viver.
Muitas vezes teimamos em colocar aquela peça que encontramos em lugares que ela não cabe, forçamos, tentamos encaixá-la, deixamos ali por algum tempo tentando encontrar um modo de fixá-la, mas de nada adianta, ela simplesmente não era daquele jogo, não pertencia àquela caixa, não fazia parte daquela cena. Quando criança misturamos os nossos brinquedos, e fazemos uma bagunça, colocando partes de um jogo em outro. Quando adultos misturamos sentimentos, nem sempre sabemos onde colocar determinadas pessoas em nossas vidas e nem onde elas se encaixam exatamente.
É nessa hora que verificamos que aquela peça, ou bem melhor, aquela pessoa não faz parte daquele jogo que estamos montando.
E será que assim como quando éramos crianças, e tínhamos vários jogos diferentes para montar, assim também é a nossa vida?
Quem sabe...
Talvez durante toda ela tenhamos a oportunidade de abrir novas caixas com jogos diferentes, mais bonitos, coloridos e com muito mais peças. Então, o terminar de um significaria o iniciar de outro.
E como as crianças que com a prática montam e desmontam facilmente seu inocente jogo que sejamos capazes de organizar e montar nosso quebra-cabeça particular, sabendo identificar quais peças cabem em quais jogos.
O ato de desmontá-lo e guardá-lo significa que aquele jogo conhecido não fornece mais entusiasmo, alegria e incentivo para continuar brincando, nem para as crianças e nem para nós os adultos.
O abrir de um novo jogo é a certeza de que a brincadeira ainda não terminou. Pelo contrário, há novas peças, novas cores e formatos a serem encaixados, e quem sabe, e eu espero que sim, esse novo jogo seja mais bonito, mais colorido e dure mais tempo que o outro.
Só saberá montando...



Nenhum comentário:

Postar um comentário