segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Diário de bordo - Cruzeiro MSC Armonía 1° dia - 18/01/2016

 Vista do deck

Hoje inicia a minha pequena, mas esperada viagem de férias. Um cruzeiro marítimo Santos - Cabo Frio - Ilha Bela - Santos, no navio MSC Armonía.
6h00 - Acordei para esperar meu cunhado Alexandre e minha irmã Jaciara para me levarem até a cidade de Suzano onde pegaríamos um ônibus que nos levaria até o porto de Santos.
6h30 - Fomos buscar minha ex cunhada e agora amiga Rita Armane em sua casa com as bagagens que levaria.
6h45 - Chegamos ao local de embarque, mas o ônibus ainda não havia chegado, então nos despedimos de Alexandre e Jaciara e ficamos com os outros passageiros esperando que ele estacionasse. O ônibus era muito confortável, com ar condicionado, aviso de segurança de bordo quanto ao uso do cinto de segurança, com banheiro a bordo e protetor de cabeça nas poltronas. A viagem foi bem tranquila, na descida da serra haviam muitos caminhões, mas não chegamos a parar completamente na estrada. Quando o ônibus chegou ao porto de Santos fomos saldados pela tripulação do MSC Armonía com uma salva do navio que já estava atracado.
10h00 - Uma equipe do porto de Santos e da agência CVC de turismo descarregaram todas as malas que estavam no ônibus, descemos e fomos para uma fila verificar nossos documentos de embarque, para que depois fosse feito o check-in.
Ficamos aguardando nossa chamada num salão branco dentro do porto, nossa senha era vermelha 1. Nessa hora é importante ter em mãos sua identidade, a passagem e se possível estar junto todos os hóspedes da mesma cabine para agilizar o processo de embarque que hoje em dia está bem mais fácil no porto.
No salão azul fizemos o check-in, tiramos a foto para o cruise card; que é uma espécie de chave em forma de cartão magnético, com ele abrimos a porta da cabine no navio e também consumimos no navio. Nele vem escrito o nome do navio: MSC Armonía, a data de embarque e desembarque 18/01/2016 e 22/01/2016 e um nome de ID: Fantástica. Também vem impresso o nome do hóspede - a estação de desembarque de emergência como: muster station V; o número do bote em caso de emergência: life boat: LB08A e o número de sua cabine: 9133 por exemplo, nesse caso há cabines sem janelas, com janelas e com varandas.
Há uma escala pré agendada para o jantar no navio, a melhor opção na minha opinião é o 1° turno às 19h30m , o restaurante também vem impresso no seu cartão: Dining Marco Polo, o número da mesa também, que nem sempre será com pessoas conhecidas, fazem isso para socializar os hóspedes: table 549; 1ST que significa primeiro turno no jantar.; há também a disponibilidade do wifi no navio, porém não funciona quando o barco começa a navegar.

Porto de Santos

10h30 - Depois do check-in recebemos nosso cruise card para embarque no salão amarelo. Essa hora é aquela em que todos seus pertences e inclusive você é escaneado, então tudo que é de metal deve ser colocado em sua mala ou bolsa de mão, como por exemplo relógios, cintos e presilhas de cabelos. O uso de qualquer objeto de corte é proibido como: facas, tesouras que serão descartados. Assim como deve descartar água mineral que já tenha sido aberta a garrafinha e frutas em cestos antes de entrar no scaner. Secadores de cabelos, chapinhas e ferro de passar serão confiscados mesmo estando dentro de sua mala e devolvidos apenas no dia do desembarque. Sua mala é confiscada e fica na recepção do navio até que você desça no 5° deck para resolver o problema.
Ao entrar no navio é oferecido pacotes com bebidas e água mineral, assim como sorvetes, drinks sem álcool, café etc. Antes de sair comprando os pacotes verifique o que melhor é adequado às suas necessidades. Você também pode comprar esses pacotes antecipadamente na agência de viagem onde efetuou a compra do seu cruzeiro por um preço menor que no navio. Sem esquecer que tudo que consome no navio é em dólares. Você pode também usar seu cartão de crédito internacional (que deve estar liberado para viagem ao exterior) ou de débito, para isto basta validar nas máquinas dentro do navio ou na recepção do mesmo. Outra forma de pagamento é em dólares.
Importante é agendar com antecedência em telões espalhados pelo navio as reservas dos shows que quer ver e o horário. Então enquanto espera pela liberação da sua cabine faça isso!
Embarcamos às 11h00 e a cabine seria liberada às 14h00. Há um horário estabelecido para a chegada de sua mala. Caso não chegue até próximo o navio zarpar do porto verifique com a recepção se não foi confiscada ou se sua identificação não caiu. Bom é plastificar as etiquetas para que não se rasguem.

Algumas das sobremesas
Parte externa do restaurante no 11° deck

Almoçamos no 11° deck, eu o chamo de bandejão. Comi salada de folhas verdes, arroz e carne assada. Haviam muitas outras coisas, mas o melhor é sempre ter cautela na hora da alimentação, pois no navio há refeições o dia todo.
Bar do Duomo
Depois do almoço fizemos um tour pelo navio ainda atracado em Santos e escolhemos uma das salas o Bar do Duomo para ficarmos conversando até liberarem as cabines.

Cassino no navio
Minha mala demorou um pouco a chegar e eu fiquei ansiosa, pois queria arrumar minhas coisas antes do navio zarpar, outra coisa foi que todas as cabines estavam arrumadas com cama de casal, então demorou um pouco para separarem as camas. O cofre estava atrás do espelho, demoramos para achá-lo  e o pior que estava trancado, pois o último hóspede não o liberou, pedimos para destravar, mas até o final da viagem isso não havia sido feito, também estava faltando uma toalha de banho (branca) e tivemos que ligar várias vezes para que trouxessem o solicitado, mas tivemos que compreender algumas coisas porque depois soubemos que essa era a segunda viagem dessa tripulação.
No deck perto da recepção


É OBRIGATÓRIO todo hóspede fazer um treino de segurança, aconselho a fazer no dia do embarque, pois os que desobedecem é convocado para o outro dia e isso é muito desagradável, pois no treino inclui levar seu salva vidas e todos que encontrarem com você pelos corredores do navio saberão que é desobediente.
No 12° deck antes do navio zarpar

Começou a garoar forte, já passava das 18h00 e o Armonía só iria zarpar às 19h00. A distância entre Santos e Cabo Frio no Rio de Janeiro é de 335 milhas náuticas, então chegaríamos apenas no dia 20/01/2016 às 09h30, ou seja navegaríamos toda noite e madrugada do dia 18, o dia e a madrugada do dia 19. Então resolvi tomar uma ducha porque estava no primeiro turno do jantar, disponibilizaram shampoo, condicionador e secador de cabelos. Estava ainda me arrumando quando o camareiro me avisou que iriam separar as camas e eu precisava desocupar a cabine, saí praticamente sem me maquiar com receio que eles fossem embora e não executassem o serviço.
Nossa cabine 9133 no 9° deck

Quando cheguei à mesa ainda não havia ninguém, me senti um pouco constrangida, pois minhas colegas ainda estavam vendo o navio zarpar. Chegaram uns vinte minutos depois. Jantei salada a moda do chef; strogonoff de carne à brasileira; antes serviram uns canapés, bebi refrigerante e como sobremesa bolo brigadeiro.

Bolo brigadeiro

Saímos do restaurante e fomos ao Teatro La Fenice ver o espetáculo "Pura Pasión" O poder e a cor do Flamenco com os bailarinos: Juan Carlos, Nicolas, Sara e Ana; um show magnífico que vale a pena conferir.
Ana, Carlito e Sara


Por últimos fomos ao 11° deck ouvir música dos anos 60, 70 e 90 - dancei um pouco, cantei e foi assim que meu segundo cruzeiro no navio Armonía começou.

A frase do 1° dia - O bom da vida pode ser simples ou não, mas sempre é uma criação de Deus. Maravilhoso Mar; esplendido que o Senhor criou!

Obrigada Papai!



Nenhum comentário:

Postar um comentário